VIAJE COMIGO Agora Viajando

« Home | CINELÂNDIAA Praça Floriano localiza-se num largo ... » | Essa semana resolvi subir a serra e contar um pouc... »













Floresta da Tijuca


Preocupado com a falta d?água que afetava a cidade do Rio de Janeiro, D. Pedro II mandou plantar a Floresta da Tijuca em 1861, sendo este o primeiro exemplo no Brasil, de reconstituição de cobertura vegetal com espécies nativas.Quando a cidade começou a crescer com a chegada da família real, as florestas e matas circundantes começaram a ser devastadas para plantio, e suas madeiras eram usadas, para lenha e carvão. Com as plantações de café a coisa piorou ainda mais e até as encostas das montanhas foram devastadas. Por quatro vezes seguidas, na primeira metade do oitocentos, o Rio de Janeiro foi castigado por secas e com a devastação das matas houve um comprometimento das nascentes dos rios. Um trabalho planejado, com a desapropriação prévia, desde 1854, de terrenos, sítios e propriedades onde estavam as nascentes, foi iniciado visando o reflorestamento com espécies nativas.

Logo no primeiro ano, o administrador da floresta plantou 13.500 mudas. Apesar da forma pouco técnica e pouco científica com que o trabalho foi realizado durante longos anos, apesar da incompreensão dos órgãos públicos que cortavam as verbas sempre, no final do século já haviam sido plantadas 90.000 árvores e havia "nascido" uma magnífica floresta que hoje emoldura e protege a cidade do Rio de Janeiro e que foi transformada neste século, em parque municipal, tornando-se num dos lugares mais visitados pela população local e pelos turistas.É a maior floresta artificial do mundo, também é a maior em área urbana.

Compõe-se de 3 grandes conjuntos de matas separados por eixos rodoviários que lhe permitem acesso fácil e rápido a partir dos bairros com que faz fronteira: Tijuca, Botafogo, Jardim Botânico, Gávea, São Conrado, Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Grajaú, Vila Isabel, Rio Comprido e Laranjeiras.Com muitos pequenos animais vivendo livremente em área de mata fechada, possui rios, quedas d'água, lagos, mirantes, pontos de parada com mesas e "play-grounds" etc..

Entre seus muitos destaques estão: o Açude da Solidão, o Bom Retiro, a Capela Mayrink, a Cascata Gabriela, a Cascata Taunay (Cascatinha), o Excelsior, a Gruta Paulo e Virgínia e a Gruta Luiz Fernandes.

É uma área de lazer pela qual se pode passear a pé, de bicicleta, motocicleta ou automóvel; a observação a partir de aviões ou helicópteros é permitida, mas vôos rasantes (menos de 300 m de altura) não são permitidos em nenhum dos parques nacionais do Brasil.

Escaladas e pique-niques são atividades permitidas. O ingresso de animais domésticos (cães, gatos, cavalos etc.) não é permitido.Sendo área de proteção ambiental, não são permitidos atos que possam perturbar o sossego dos animais ou causar qualquer outro prejuízo ao meio-ambiente, como jogar detritos nas matas, usar objetos sonoros que perturbem o ambiente, coletar espécimes de qualquer natureza (animal, vegetal ou mineral), caçar ou pescar, perseguir animais, fazer fogueiras, lavar automóveis etc..

É o segundo menor parque nacional do Brasil, com área aproximada de 3300 ha (33 Km²).

Algumas sugestões de roteiros são:
·setor Corcovado (Cristo Redentor, Paineiras, Mirante Dona Marta): 3 horas de carro;
·setor dos Macacos (Vista Chinesa, Mesa do Imperador, Mesa Redonda, Curva dos Bonecos)
·setor da Floresta da Tijuca (Cascatinha, Grutas, Excelsior, Bom Retiro etc.): 2 horas de carro, mas a estrada para o Excelsior encontra-se atualmente fechada à circulação de automóveis;
· setor Jacarepaguá (Garganta do Mateus, Serra dos Pretos Forros, Represa dos Ciganos)

Curiosidade: O reflorestamento foi feito com apenas seis escravos e 33 assalariados.

Endereço: Praça Afonso Viseu, Alto da Boa Vista - TijucaTel: (21) 2492-5407

Até a próxima...

Guiado por : Roberta - segunda-feira, novembro 13, 2006 ás 2:19 PM **
**


 
Link-me
Viajando no Som
Tom Jobim e Amigos
Samba do Avião
     
Tom Jobim e amigos - Samba do Avião
 
 
E-Mail


<%IF BLOG_OWNER_MOOD%> <%ENDIF%>
Profile

Meu nome é Roberta Jourdan e sou guia de turismo receptivo na cidade do Rio de Janeiro.

Resolvi fazer esse blog com o intuito de mostrar um pouquinho da cidade maravilhosa que é a mais linda do mundo.

Toda semana irei mostrar um atrativo turístico do Rio e encantar a todos com a diversidade natural e socio cultural que o Rio tem a oferecer.

Com isso,pretendo divulgar meu trabalho a vocês.

E você que vier ao Rio e quiser contratar um guia para descobrir as maravilhas da cidades é só entrar em contato.

Além de apresentar o Rio, também faço pacotes nacionais e internacionais,aluguel de carros e emissão de passagens.

E-mail: betajourdan@hotmail.com ou betajourdan@yahoo.com.br

Tels.: 21- 8184-9137 ou 21- 9232-6616

Turismos passados
CINELÂNDIAA Praça Floriano localiza-se num largo ...

Essa semana resolvi subir a serra e contar um pouc...


Outras Viagens
Viagens antigas Zip
Afrodite
Blog News
Bolsa de Mulher
Cine Legal
Edu álbum de viagens I
Edu álbum de viagens II
Kall
Nos Bares da Vida
Pura Lua
Turismo Personalizado
Viagens Beta I
Viagens Beta II
Viagens Especiais











Últimos Turistas

 
Embarcando
Counter Stats
credit card deals
credit card deals Counter
Viajando
Agenciado Por:
© Layout Exclusivo - Labellaluna® Web